segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Toccata - Mily Balakirev

Abordagens iniciais sobre o autor:

(Mily Balakirev 1837 - 1910)

Mily Alexeyevich Balakirev (1837 - 1910) foi um compositor russo. Balakirev foi ícone do nacionalismo romantista russo.
Na época do avanço do Romantismo, os Nacionalismos ascendiam no intuito de enaltecer a cultura de determinado país em questão. O movimento russo  se inicia com Mikhail Glinka, pai do movimento, e Balakirev.
Balakirev ficou famoso por conseguir desenvolver aspectos musicais que conseguissem expressar esse sentimento nacionalista.
Num âmbito mais geral, Balakirev  formou o grupo "Os Cinco", composto por Alexander Borodin, César Cui, Modest Mussorgsky e Nikolai Rimsky-Korsakov (gente muito humilde, não?). Contudo, Balakirev serviu durante muito tempo como mentor do grupo, uma vez que seus outros partidários ainda eram amadores no âmbito musical, embora com enorme potencial.
Balakirev influenciou ainda outros compositores, como Pyotr Ilyich Tchaikovsky, com quem correspondeu  a Fantasie-overture de Romeo e Julieta.
As composições de Balakirev caíram no desuso ou desconhecimento, pois muitas de suas criações foram obscurecidas por estreias dos outros compositores russos. Contudo, as obras de Balakirev sempre foram de um caráter especial.

Uma das peças mais famosas, e ainda muito tocada, na atualidade, é Islamey. A peça é de dificuldade virtuosística extrema, rivalizando com o famoso Scarbo de Gaspard de la Nuit de Maurice Ravel.
Uma rápida análise sobre a Toccata:

A Toccata de Balakirev foi uma das muitas obras do compositor que cairam no esquecimento. De caráter virtuosístico e de dificuldade considerável, a peça fora escrita no fim da vida do compositor (1902).
A Toccata, como característica formal da peça, testa a destreza dos dedos do intérprete. Contudo, singelamente, Balakirev coloca a indicação Allegro ma non troppo. Esse andamento mais contido, aliado ao tom Dó# menor, trás ar de melancolia à peça.
Existe um jogo de articulações na mão esquerda entre staccatos e legatos. Normalmente, é interessante demonstrar esses legatos em cantabile.
Enquanto isso, a mão direita faz um jogo entre semicolcheias e tercinas, as quais, repetidamente trabalhadas, dão um caráter formidável à peça.
Existe um grande trabalho entre melodias da esquerda que são passadas para a esquerda, fato que cria um trabalho de alturas interessante de se evidenciar.
Na marcação L'istesso tempo o compositor informa que não gostaria de muitos Rubatos na seção. Bem sabemos como o romantismo nos influi com Rubatos. Todavia, Balakirev nos cede esta indicação. 
A peça se desenvolve até o momento em que a parte virtuosística se excede. O tema da mão direita passa a ser trabalhado em conjundo com a esquerda, em acordes, dando um efeito de desespero.
A coda, formidavelmente tecida em acordes descendentes, exprime uma dificuldade considerável.

Partituras:

Uma versão gratuita:


Em versão Urtext, a Editora Peters organizou um conjunto de obras do autor:

http://www.sheetmusicplus.com/title/Selected-Piano-Pieces-in-2-Volumes-Volume-1/1031974

Interpretações:

São poucos os pianistas que gravaram esta peça pouco conhecida. Uma notável interpretação foi feita por Margaret Fingerhut, que gravou um CD com obras de todos os compositores de Os Cinco.

Margaret Fingerhut:


Toccata em Dó# menor - Balakirev





2 comentários:

  1. Du,ta lindo,não nega de quem é filho!=ao teu papai

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  2. dudu!!
    fantastico!!
    é mto mais legal ouvir a peça depois de estudar sobre ela.
    E o esquema de disponibilizar as partituras tmb foi brilhante...
    =)

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