segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bolero op.19 - Fryderyk Chopin

Um pouco sobre o compositor:

(Fryderyk Chopin 1810 - 1849)

Fryderyk Franciszek Chopin (1810 - 1849) foi um compositor polonês. Antes de iniciar a vida, obra, estilo, etc; do compositor, vamos resolver uma questão importante antes: a pronúncia do nome! Muitas pessoas são corrigidas e corrigem aos outros sobre a correta pronúncia de Chopin. O fato é o seguinte: Chopin viveu grande parte de sua vida em Paris, resultando num afrancesamento de seu nome. Logo, costuma-se dizer que o nome Chopin dever ser pronunciado como /xopã/. Oras, até o nome do pobre compositor fora afrancesado (Frédéric François Chopin). Todavia, Chopin era POLONÊS, seu nome era Fryderyk Franciszek Chopin e a pronúncia de Chopin é /Rôpin/! Sim senhor!
Resolvido isso, vamos ao próximo fato que nos interessa. Chopin foi um compositor partidário, e até mesmo símbolo, do Romantismo. Toda aquela história de Rubatos etc, é praticamente lei nas peças de Chopin. Nas épocas dos nacionalismos, Chopin instaurou os fundamentos musicais, temas e melodias populares poloneses em suas obras.
Chopin nasceu no mesmo ano de Schumann, com quem teria contato. Um ano após, nasceria Liszt, o compositor virtuosístico húngaro. A época dos Romantismos caracterizou muitos virtuoses. A música agora deveria, além de desafio lírico, musical, formal, etc, um desafio técnico. 
As Peças de Chopin abrangem diversas dificuldades técnicas, mas nenhuma delas é muito básica. Ademais, para se tocar Chopin necessita-se de enorme maturidade musical (e pessoal). Assim, é meio rudimentar passar peças de Chopin para jovens de 12 e 13 anos tocarem. Talvez toquem a peça de forma adequada, talvez não; mas ainda sim é rudimentar...
Durante boa parte da vida de Chopin, até sua morte, este viveria em Paris, servindo como pianista, professor e compositor.
Chopin comentava que nunca tivera grandes alunos, uma vez que apenas a classe nobiliárquica servia como discente.
Ademais, Chopin, como pianista, não almejava apenas as peças Românticas. Por exemplo, Chopin adorava as peças de Scarlatti, e as tocaria em seus recitais se não fosse pelo gosto exclusivista e faminto por virtuosismo das elites.
Por fim, como compositor, Chopin ambicionava agradar aos gostos das elites e ao mesmo tempo divulgar o nacionalismo polonês.

Chopin foi quase exclusivamente compositor para o instrumento piano (existem excessões). Isso decorre do fato de Chopin desconhecer o trabalho correto para com outros instrumentos. Por exemplo, os concertos para piano e orquestra do compositor, foram auxiliados por um aluno orquestrador de Chopin.
Não obstante, o vasto repertório pianístico de Chopin abrange prelúdios, sonatas, concertos, mazurkas, noturnos, estudos, poloneses, valsas, ballades, scherzos, rondós, etc.
Citei agora algumas peças com as quais Chopin desenvolveu extenso trabalho, como é mais destacado os casos das Mazurkas, do Noturnos, dos Estudos e das Poloneses. Contudo, existem peças unitárias, as quais, por não fazer parte destes grupos maiores, acabaram caindo em desuso. Uma delas é o Bolero op.19.

Análise breve sobre a peça:

O Bolero é um dança/música de andamento lento. O Bolero é de origenário da Espanha. Tem fórmula de compasso 3/4 e surgiu no século XVIII. O Bolero é um mistura da Contradanse e da Sevillana. Só para constar, Chopin também compôs uma Contradanse.

Contudo o Bolero de Chopin destoa da definição espanhola em alguns aspectos.
Primeiramente, o Bolero e de fórmula de compasso 3/8 e é marcado com um início em Molto allegro. Alguns diriam "essa peça tem pouco de Bolero"...

O início começa com acordes fortes e sustentados em risoluto, seguindo por uma passagem virtuosística. O fim desta passagem seguem com uma série de notas em intervalos que formam um caráter cíclico, com a indicação de acentos nos primeiros tempo. O verdadeiro bolero entra na porção seguinte, com o Píu lento. O tema melodioso faz jus ao nome de Chopin. Oras, como diria uma professora minha "Chopin foi um melodista fantástico". Qualquer coisa que o mestre escreveria, sairia com beleza extrema!
A parte calma cai novamente numa parte virtuosística que exprime uma fugacidade. Esse efeito dramático é fantástico para o Allegro vivace que se segue. As notas pontuadas podem ser exageradas, para tentar caracterizar um pouco o ar espanhol do Bolero. Contudo, seria difícil vencer o ar polonês da peça...
As melodias introduzidas nesse Bolero, os agudos, as pontuações, os acentos, se bem observados e executados, introduzem um caráter fabuloso à obra.
A primeira repetição do tema se dá após uma descida com portamentos. Contudo, nessa repetição, Chopin introduz maiores floreios, característica tipicamente romântica. Outra terminação fugaz desta vez introduz um Risoluto com a marcação con anima (com alma). Uma parte mais calma e sutil, eu pessoalmente diria.
O desenvolvimento se dá até o ponto em que o tem do Allegro vivace é introduzido, contudo sem ainda toda aquela nostalgia inicial. Todavia, a peça vai criando condições para que este mesmo tema seja retomado com força equivalente à primeira vez.
Como ocorreu na primeira exposição, uma nova passagem virtuosística da, novamente, uma entrada ao Risoluto, que dessa vez tera a função de Coda, e encerrará a obra.

Partituras:

Uma edição gratuita do Bolero pode ser encontrada em:


A versão da Henle Verlag é totalmente detalhista e emprega as indicações originais dada por Chopin:


Interpretações:

São raras as apresentações que envolvem a execução do Bolero. Esta peça era mais tocada no início do século XX. Contudo, selecionei algumas gravações excelentes para os internautas ouvirem!

Idel Biret:

Chopin - Bolero op.19 (Idel Biret)

Idel é uma pianista turca. A Virtuose gravou uma coleção com todas as peças de Chopin para piano.

Vladimir Ashkenzy:
O famoso pianista, vencedor do Queen Elisabeth Piano Competition tem umas das melhores interpretações deste Bolero.


Ingolf Wunder:


O pianista vice-campeão do Concurso Chopin 2010 executou esta peça dentro de uma de sua audições. Ingolf nos apresenta com um interpretação mais moderna e, de qualquer forma, magnífica.

Um comentário:

  1. a-do-rei!!!!!!
    kkkkkkkkkkk
    mas então, quer dizer que o certo não é tão certo assim....
    rsr
    gostei do ingolf wunder..fantastico msm

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